sábado, 13 de fevereiro de 2016

Trufas de Abóbora e Alfarroba


É dia de amar.
O que é melhor que umas belas, formosas Trufas de Abóbora e Alfarroba para acompanhar o dia dos namorados?

É o meu primeiro vídeo! E tenho de dizer que estou aos saltos! Espero que gostem e irei fazer de tudo para vos trazer minhas melhores receitas.

A comida de quem cozinha com amor é o melhor remédio! E por isso convido-vos a usar as mãos embora seja mais trabalhoso, pensem na alegria e no amor que estão a colocar em cada grama destas meninas. A boa energia transmite-se!

Tenho tanto gosto de partilhar esta receita simples, doce, saudável, sem açúcares refinados, sem gordura! Com opção sem glúten. 



Uma mega explosão de sabores que ainda não acredito que foi criada com apenas 4 ingredientes e um toque aromático.

Usei o microondas para cozinhar a abóbora, 5 minutos é o suficiente, muito rápido e não danifica a propriedade nutritiva dos alimentos :) Por exemplo, há menos perda de nutrientes a cozinhar a batata doce no microondas do que cozê-la a vapor.

Os que não são adeptos do microondas podem sempre utilizar o forno, mas tenham em conta que vai demorar muuuito mais tempo. No entanto! Atenção, como os açúcares da abóbora caramelizam, fica ainda mais delicioso! 

Isto foi tão bom que em menos de 5 minutos depois de ter arrumado a câmera, já só tinha 1 trufa em cima do tabuleiro. Atenção à quantidade de raspas de laranja! A amargura.




Para 7 a 9 trufas
Ingredientes

110 gr de abóbora
75 gr de tâmaras (usei pasta de tâmaras)
2 c. sopa de alfarroba + 1 para envolver
Uma pitada de sal
Raspas de laranja a gosto
3 c. sopa de muesli sem açúcar/ flocos de aveia ou arroz (opção sem glúten)

1. Cozinhar a abóbora no microondas durante 5 minutos ou assar no forno a 180º C durante 45 minutos ou até ficar macio. A polpa não deve ter muita humidade.
2. Esmagar a abóbora com um garfo até obter um puré.

Caso utilize tâmaras inteiras, tire os caroços e deixe de molho em água morna durante meia hora (o tempo varia consoante a humidade das tâmaras).

Juntar as tâmaras, farinha de alfarroba, sal, misturar bem com as mãos ou num robô de cozinha.

3. Juntar o muesli ou flocos e as raspas de laranja a gosto. Misturar muito bem com um garfo. (Caso a mistura esteja muito mole, junte muesli ou flocos. Caso a mistura esteja muito dura, pode juntar sumo de laranja até obter a consistência desejada.)
4. Formar bolinhas e envolver em farinha de alfarroba. Decorar com folhas de hortelã ou raspas de laranja. 


Feliz Dia dos Namorados!
Juntos nesta verde e amorosa aventura :)
Porque estamos a espalhar amor!


Sem comentários:

Enviar um comentário