sábado, 26 de março de 2016

Macaroni and Cheese Vegan



Olá a todos!

Apresento-vos uma receita perfeita de Macaroni and Cheese, um prato clássico norte-americano completamente sem gordura, saudável, sem a catrafulhada de "queijos" vegan. 
É facilmente convertido num prato sem glúten substituindo a massa por uma alternativa sem glúten :D

Tradicionalmente utiliza-se cotovelinhos ou macaroni, mas podem utilizar a massa que quiserem! Penne, farfalle, fusili...
Eu só tinha penne, e penne foi.

E surpresa, surpresa!
Esta receita vai buscar a cor do queijo à abóbora butternut! SIM! Acho que não encontram uma versão mais saudável que esta! A abóbora é de consumo livre, por isso aproveitem. Apesar de ser ligeiramente adocicado por causa da abóbora, eu não senti estranheza, no entanto a minha mãe não conseguiu aceitar muito bem o prato. 

Se não gostarem muito do sabor adocicado, podem cozer a abóbora a vapor e em vez da pasta miso, que também tem algo adocicado, colocar sal marinho.
Mas não há muita hipótese, vai sempre ficar um bocado doce...
O meu irmão, que é parecido com ela gostou! Também ao colocar a abóbora no forno realcei a doçura da abóbora, os açúcares naturais caramelizaram, o que eu acho uma delícia!


Caso prefiram algo mais neutro podem cozinhar a abóbora a vapor. 
Podem acelerar o processo do forno, cozinhando a abóbora no microondas (julgo de deva demorar 5 a 10 minutos mas estejam atentos à vossa abóbora). 

Fiquei mesmo espantada com o sabor, a levedura de cerveja, o leite de caju com pimentão doce fez-me lembrar o queso das chips de tortilla!
Fiquei literalmente aos saltos. Espero também ter atiçado algum entusiasmo. Bora!

Vou já encontrar uma forma de fazer tortillas!
Da próxima vou ficar brócolos e juntar ao preparado antes de ir ao forno, deve ficar UMA DELÍCIA!

Utilizei leite de caju porque é mais cremoso e acho que o sabor complementa este prato melhor que o leite de amêndoa.

Fiz o leite de caju em casa, assim num instante, assim muito, muito rápido. Nem precisei de filtrar o leite, até dá mais cremosidade ao prato!

No vídeo utilizei metade da quantidade de massa (porque já não havia) e fiquei com metade de molho de queso (chamo-lhe eu assim) no frigorífico para as minhas chips de tortilla e para acompanhar com palitos de cenoura para um lanche saudável e saboroso.

O molho aguenta-se durante 4 dias no frigorífico no máximo dos máximos, depois disso já é um bocado peligroso de consumir...

O meu irmão costuma ser estranho com a comida, ele gostou imenso :D
Comeu duas refeições seguidas de mac and cheese!
Fica bom mesmo depois de aquecido no microondas.





Para 6 pessoas
Ingredientes

  • 1/2 abóbora butternut média (520g)
  • 4 cháv. macaroni ou outra massa
    (opcional) 1/2 c. chá sal marinho
  • 1/2 caldo de legumes
  • 100 ml água
  • 1 cebola média picada grosseiramente
  • 2 dentes de alho picado grosseiramente
  • 1/2 c. sopa de miso vermelho
  • 1 litro de leite de caju
  • 2 c. sopa farinha maisena
  • 2/3 cháv. levedura de cerveja
  • 1 c. chá pimentão doce ou paprika
  • 1/4 c. chá pimenta preta

1. Cortar a abóbora ao meio e assar a abóbora até ficar tenra, durante 45-55 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC. Ao colocar no forno ou no microondas durante 10 a 15 minutos, a doçura da abóbora é acentuada.
Para um sabor mais neutro cozer a abóbora a vapor durante 
10 a 15 minutos.

2. Num tacho ferver água e cozinhar a massa durante cerca de 5 minutos, até ficar al dente (o tempo de cozedura varia consoante o tipo de massa, consultar os tempos de cozedura na embalagem).

3. Escorrer a massa, passar ou água fria e remexer um bocado a massa para descolar.

4. Num tacho aquecer 100 ml de água para desfazer o caldo de legumes. Juntar a cebola, cozinhar durante 5 minutos em lume médio baixo até ficar translúcida. Juntar o alho e cozinhar mais 2 minutos.

5. Num robô de cozinha triturar o preparado de cebola e alho, pasta miso e a abóbora assada com a casca.

6. No mesmo tacho aquecer 1/3 do leite de caju sob lume médio. Juntar uma colher de sopa de maisena, misturar bem e cozinhar mais 2 minutos até o leite ficar mais espesso. Juntar o restante leite e a outra colher de maisena. 

7. Aumentar o lume para médio alto, juntar o preparado de abóbora e cozinhar mexendo rapidamente com uma batedora durante 3 minutos a 5 minutos ajustando o lume até à consistência desejada. Juntar a levedura de cerveja, a pimenta, o pimentão doce e cozinhar durante mais 1 a 2 minutos. Ajustar o sabor com sal ou miso caso desejado.

8. Numa travessa colocar a massa, cobrir com o molho e levar ao forno durante 20 a 30 minutos. 

9. Servir quente! Acompanhar com brócolos assados ou salada!

Bom apetite!
Espero que gostem!

Verde por Ventura, juntos nesta verde aventura!
Porque a gula combina com a compaixão!

Sem comentários:

Enviar um comentário