quarta-feira, 2 de março de 2016

Sopa de Feijão Mungo e Cevada Perolada


É uma sopa doce, sim, doce, eu sei que é estranho para vós.
É uma sopa esteve presente na minha infância e em força nos primeiros anos da adolescência, quando surgem aquelas borbulhas. E vai continuar e continuar pela minha vida fora! Este sabor faz-me saudades da China. Onde há sopas destas por todo o lado, bolinhos de feijão mungo e gelado de feijão mungo. Fiz gelado de feijão mungo e ficou tão, mas tão bom. Haverei de partilhar aqui no blogue!

São só precisos 2 ingredientes, feijão mungo e cevada perolada, o adoçante é opcional.(冰糖, cristais de açúcar

É conhecida na China como uma sopa que "apaga o fogo". Quem "aumentou o fogo", traduzido literalmente de 上火, tem sintomas como o aparecimento de borbulhas e aftas, sede constante, retenção de líquidos, inchaços, causados pelo excesso de consumo de açúcares, gorduras e sal, refrigerantes, fritos e bolachas, por exemplo.

O feijão mungo e a cevada perolada são um par óptimo para desintoxicar o corpo, elimina o excesso de oleosidade da pele, e ela fica cada vez mais bonita, só pode :)

Pode ser consumida em qualquer altura do dia, no pequeno-almoço, lanche, refeições principais... Podem fazer uma refeição só desta sopa, para fazer uma desintoxicação caso tenham abusado de algo menos bom, coloquemos as coisas nestes termos.

Como é leve e tem bastante água podem comer até ficarem satisfeitos, sem abusar na quantidade de açúcar que colocam (se colocarem), senão não vale mesmo muito a pena, não é verdade? Aconselho que seja consumida em 2 dias. Nunca convém deixar a comida muito à mercê do tempo.

É muito bebida no Verão, quando está muito calor, quando as pessoas têm uma tendência para exagerar naqueles chás doces e batidos, basicamente toneladas de açúcar. 

Tradicionalmente é adoçada por 冰糖,traduzindo literalmente quer dizer cristal de açúcar, e é isso, um cristal de açúcar que acontece se forma naturalmente, só para enumerar alguns benefícios, nutre os pulmões, diminui a expectoração e a tosse.

Apesar de achar que a sopa em si, sem estes cristais já ser óptima, podem optar por adoçar com umas pedrinhas de açúcar, ou xarope de ácer ou mel de cereais (arroz, cevada, trigo). Estes cristais podem ser encontrados nos supermercados asiáticos do Martim Moniz com diferentes cores e tamanhos.

A cevada perolada deve ser demolhada durante 7 horas para facilitar a cozedura e aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais da mesma. Normalmente deixo de molho durante uma noite com o feijão.

O feijão precisa apenas de 2 a 3 horas de molho para ficar suave, podem colocar uma folha de alga de kombu para o feijão ser mais fácil de digerir e diminuir os efeitos indesejados do feijão, tipo gases. Como os tempos de cozedura são diferentes. Coze-se primeiro a cevada e só depois se adiciona o feijão. A quantidade de água varia consoante o gosto, eu coloco muita água porque assim o é tradicionalmente, e também para me obrigar a beber mais água e levar todas as coisas más.



Para 4 a 6 doses
Ingredientes
1 chávena de feijão mungo
(alga kombu 4cm x4cm)
1/3 até  3/4 de chávena de cevada perolada
água
Cristais de açúcar ou xarope de ácer



1. Demolhar a cevada durante pelo menos 7 horas. Demolhar o feijão mungo durante pelo menos 3 horas.

2. Numa panela colocar a cevada perolada e 3 copos de água. Cozinhar em lume alto até levantar fervura e baixar o lume e cozinhar 30 minutos.

3. Adicionar o feijão mungo e a água de molho, levantar fervura e cozinhar mais 30 minutos ou até o feijão estar mole.

4. Servir. Pode juntar os cristais de açúcar ou o xarope de ácer.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário